Código Livre


 Tem suporte ou não tem, eis a questão.

Esta em desenvolvimento um site que tem como objetivo principal dar suporte as dúvidas de software livre, dos mais variados níveis de usuários. A proposta do site esta resumida nos dizeres da pagina principal: “Gerando e transferindo conhecimento para novos usuários de Softwares Livre, aumentando sua independência tecnológica e seu conhecimento”.

Esta iniciativa também quer mostar que o Linux tem suporte sim e que as empresas de software proprietário não deveriam se prender ao antigo jargão que diz: “O problema do Linux é que ele não tem suporte adequado para atender as empresas e os usuários”.

O site suportelivre.org foi concebido por um grupo de especialistas de software livre que unidos pelo interesse em ajudar a responder às dúvidas técnicas de novos usuários de Linux em PCs populares. Não só destes mas de varias plataformas já estabelecidas pelo mercado.

O grupo está estuturando o site e as novidades sobre o inicio das atividades serão divulgadas no site, que em breve receberá um estilo próprio, personalizado e uma estrutura adequada aos objetivos do atendimento do público de software livre.

Com certeza, aguardamos com ansiedade novos comunicados e a ativação oficial do site. É evidente que a comunidade não deixará de prestigiar esta iniciativa que vem de encontro a disseminação da cultura de software livre.

Recentemente, o mundo Linux esteve agitado com a notícia de que o Linux seria pago. Mas não é bem assim. Na verdade, o que será pago é o uso da marca Linux que vem sendo usada inadequadamente em sites.

Como exemplo, podemos citar o site que usou o nome LinuxChix, que é uma comunidade de mulheres usuárias do Linux, que possuia conteudo pornográfico. Vale lembrar que o grupo de usuárias não tinha qualquer relação com o site que indevidamente usou o none da comunidade.

Para que os usuarios do Linux possam esclarecer as dúvidas que por ventura ainda não estão bem claras, podem visitar o site linuxmark.org que é uma instituição presidida por Jon Maddog Hall e acessar o conteudo referente ao licenciamento da marca Linux. Ele informa que esta iniciativa é puramente o de preservar o nome Linux e não deixar que seja usado de forma irresponsável.

Vocês estão lembrados do LinuxWorld do qual a Microsoft participou em agosto deste ano, na California. Pois é, a América do Sul ganhou a primeira edição deste evento. Adivinha em que país vão realizar estre evento.

Isso mesmo, no Brasil. O evente será realizado entre os dias 23 e 25 de maio de 2006 em São Paulo. Mais uma vez, mostramos que o Brasil esta ganhando evidência no mundo digital.

João Alves é Engenheiro de Soluções de uma multinacional.
joao.alves@internativa.com.br